2006/06/22

Carcavelos – Faro


Vou aproveitar estes feriados de Junho e tirar uma semana de férias ……… grande ideia, mas apetece-me fazer algo diferente, não estou muito inclinado para os santos populares este ano ………….. quando de repente me vem uma ideia á cabeça e me sai pela boca em pleno café sem pensar muito bem nela: “ vou até Lagos ….. de bicicleta”.
A primeira reacção vem do Jordax : Vou contigo
!!!
As restantes nem tomo nota: “são doidos”, “ o tempo vai piorar” etc etc

DIA 1 - Com o aproximar do dia de partida chega uma chuva torrencial assustadora, mas no dia e á hora combinada (7h da manhã), lá estávamos nós a preparar tudo nas bikes quando surge o 1º contratempo: os suportes comprados no dia anterior não servem em nenhuma das nossas bicicletas, vamos ter de levar a tenda e os sacos cama ás costas. Vai ser dureza. Ultrapassado isto vamo-nos pôr a caminho quando olho e vejo o Jordax só de calção e jersey: “não levas impermeável? Não sei dele, não o consegui encontrar” Voltamos a arrumar as bikes e vamos de carro a minha casa para lhe emprestar um.
Finalmente vamos partir já passa das 10h. Fazemos o passeio marítimo até ao cais do sodré e encostamos as bicicletas para comer um queque e tomar um merecido café, olhamos para trás e o barco acabou de partir, é feriado o próximo é daqui a 1h, ás 12:00. Nem queríamos acreditar, nos planos iniciais essa era a hora para estar em Alcácer.
Finalmente chegamos ao Seixal e vamos apanhar o barco em Setúbal para Tróia, só é pena a chuva não parar e o spray que os carros mandam é terrível. Mesmo assim tudo corre bem e ao chegar a Tróia a chuva deu-nos descanso por uns kms.
Continuamos estrada fora mas necessitamos de encher os CamelBack´s, encostamos na Sociedade Recreativa da Comporta, onde reinava um jogo do mundial de futebol e caracóis. Repostas as energias fizemo-nos novamente á estrada, aquelas rectas infindáveis …. Lembro-me que uma velha carrinha nos ultrapassou e acho que passado 5 minutos ainda era possível vê-la no fundo da recta.
Começou a chover novamente e pensamos que estava na hora de encostar e acampar, perguntamos a uma simpatica senhora onde ficava o parque de campismo mais perto e obtivemos a resposta que mais queríamos ouvir: É já ali á frente talvez mais 10 km.
Pedalamos debaixo de uma chuva que fazia que tomássemos um banho por cada camião que nos ultrapassava, tal era o spray que deixava, estava a chover de tal maneira que parecia que o mundo ia acabar e nada de parque de campismo.
Resolvemos esquecer o parque e ficar na 1ª pousada ou pensão que nos aparecesse pois necessitávamos de um banho quente e já não existia animo para montar tendas debaixo daquela chuva. Desviamo-nos para Santiago do Cacém e encontramos a Residencial Gabriel ( simpática, limpa , quente e a um preço razoável ). Após o banho quente fomos jantar e de seguida dormir.

DIA 2 – O dia começou cedo, cerca das 9 da manhã e as surpresas também, ao chegarmos ás bikes tinha um furo no pneu de trás. Trocamos a câmara de ar e começamos a deixar Santiago para trás, os primeiros kms foram duros, já que o corpo não queria acreditar que estava sentado novamente naquele selim.
Porém esta parte da viagem é espectacular, paisagens lindíssimas e as condições climatéricas prometiam um dia de calor.
Calor esse que permitiu que ficasse com marca de t-shirt o resto do verão.
Depois de uma paragem em Porto Covo para carregar energias encaminhamo-nos para o Cabo Sardão, para quem não conhece não percam tempo, vale a pena passar por lá, aproveitamos para fazer uns Kms por terra e mantivemo-nos junto ao mar.
Finalmente entramos no Algarve, Odeceixe está á nossa direita e aproxima-se mais uma subida. Como se não bastasse a céu começa a ficar escuro e a prometer o que nos acabou por dar uns km á frente, mais chuva, daqui até Lagos não mais parou. Subir a ultima serra antes de descer para Lagos foi um tormento. A serra não acabava e a chuva não dava tréguas.
Ao chegarmos ao topo avizinhava-se a última e merecida descida até lagos, a pensão esperava por nós e até já conseguia cheirar o jantar.
Valeu a pena a experiência e prometo repetir, porém com um pouco mais de preparação.
PS - Á noite ainda tentámos ir tomar um copo mas o Jordax não tinha levado nada de roupa, o que significou andar pelas ruas de Lagos com um rapaz de calções de licra, jersey e spd, não me parece que tal indumentária nos levasse dentro de algum bar, e resolvemos voltar á pensão e descansar.

Sem comentários: