2008/06/22

Aprender a Andar de Bicicleta nas Estradas Portuguesas

A Cenas a Pedal apresenta uma formação inovadora e única em Portugal: Cursos de Condução de Bicicleta.
Qualquer que seja a idade, o nível actual de habilidade ou os antecedentes com bicicletas da pessoa, a Cenas a Pedal acredita que tem algo para lhe oferecer. Mesmo que não seja capaz de se equilibrar numa bicicleta, esteja a voltar ao seu uso após um interregno, ou seja um ciclista regular que quer desenvolver mais as suas competências.
Em Portugal não há um programa nacional de formação em condução de bicicletas, e é algo ainda muito raro junto dos operadores privados. Como contributo para colmatar esta lacuna a Cenas a Pedal "importou" o Padrão Nacional britânico de condução de bicicletas e adoptou-o como base destes novos cursos que agora estreia em Portugal.
O Padrão Nacional britânico inclui formação para adultos bem como para crianças (a partir dos 9-10 anos de idade), e é desenvolvido na estrada em cenários reais de tráfego, sob supervisão. Trata-se de uma formação de alta qualidade levada a cabo por instrutores habilitados e certificados, a qual permitirá tornar qualquer pessoa num ciclista hábil e confiante que terá as competências para gerir todas as condições de estrada e de trânsito em segurança.
Segundo Ana Pereira, responsável da Cenas a Pedal, "O aumento do preço dos combustíveis, as alterações climáticas, o caos nas cidades causado pelo excesso de carros e trânsito, a obesidade e as doenças derivadas do sedentarismo, são algumas das questões prementes nos tempos que correm. "Mobilidade sustentável" já deixou de ser um conceito abstracto para passar a ser uma necessidade inadiável e que marca o dia-a-dia de todos nós."
Ana Pereira acrescenta "Existem cada vez mais pessoas a procurar outras formas de se deslocar nas cidades, nomeadamente através de bicicleta. Muitas destas pessoas sentem-se, contudo, apreensivas face a essa opção. Queixam-se do trânsito e têm medo dos automobilistas. Este programa de formação ensina-as a conduzir uma bicicleta na estrada de uma forma segura e confiante, respeitando sempre os outros utilizadores da estrada." A Cenas a Pedal é uma empresa vocacionada para as soluções de mobilidade sustentável e de lazer activo, e foi fundada no final de 2006 por dois jovens universitários com vontade de colmatar as enormes lacunas do mercado português na área das bicicletas utilitárias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá a todos.

Tudo bem?
O meu nome é Carlos e moro no Cartaxo, e foi contagiado recentemente pelo bichinho do BTT, e como tal à cerca de três semanas adquiri uma Specialized FSR XC Comp. De cor vermelha e preta, com forquetas brancas.
O que eu queria partilhar com os bloggers, é uma visita que os amigos do alheio fizeram às garagens do meu prédio na passada madrugada do dia 27/06/2008. visita esta que me deixou profundamente triste uma vez, que me levaram a minha bike.
É verdade mal tive tempo de a conhecer e tive que ser separado dela desta forma abrupta e revoltante.
Se alguém tiver alguma informação que me ajude a recuperá-la, que me comunique por favor à PSP local, ficaria muito agradecido.

Deixo aqui mais algumas características da bike em questão:

Quadro FSR em liga M4 de espessura variável, tubo inferior com tecnologia ORE, pivôs com rolamentos selados, 2 apoios para porta-bidon, específico para disco, 100mm de curso
Amortecedor X-Fusion O2RLA exclusivo para a Specialized, ajuste de pré-carga de ar, recuperação e bloqueio
Suspensão Rock Shox Tora 302 SL, 100mm de curso, mola fixa, bloqueio, ajuste de recuperação e turnkey
Travões de disco Hayes Stroker Rider, hidráulicos, de 185mm nos tamanhos S e M, e 203mm nos tamanhos L e XL, à frente
Desviador traseiro Shimano LX
Manípulos de mudanças Shimano Deore, 9 velocidades
Pneus Specialized The captain Sport 26x2.0", 60TPI
Selim Specialized BG MTB, carris em Cromoly


Estou a contar com todos.

O meu muito obrigado.